Sindicato dos Bancários de Bragança Paulista e Região    |    30 anos    |    1986 - 2020     |
                 

Notícias

COMPARTILHE:


Dia Nacional de Luta nesta quinta (29) intensifica mobilização contra fatiamento da Caixa
Fonte: Fenae | Bragança Paulista - 28/11/2018

Está agendado outro Dia Nacional de Luta para 6 de dezembro, desta vez em defesa da Caixa e dos demais bancos públicos.


Cartazes e praguinhas da campanha “Não tem sentido” serão usadas durante as atividades nas agências. Empregados do banco e sociedade podem postar fotos nas redes sociais
 

O momento é de resistir contra qualquer tentativa de privatização da Caixa Econômica Federal. Com este propósito, as entidades representativas dos trabalhadores convocaram para quinta-feira (29) um Dia Nacional de Luta contra o fatiamento do banco. A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) está orientando as federações, sindicatos e associações que realizem mobilizações em todo o país.
Dionísio Reis, coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), explica que apesar do adiamento do leilão da Lotex para 5 de fevereiro, o Dia de Luta está mantido. “Foi uma vitória importante, sem dúvida. Mas temos que aproveitar esse tempo que ganhamos para reforçar a mobilização em defesa do banco
100% público, forte, social e parceira estratégica na execução de políticas públicas”, diz.

“É fundamental que empregados e sociedade continuem na luta para pressionar o governo atual e o que foi eleito, a fim de evitar que a Caixa seja enfraquecida, diminuída ou privatizada. Graças à nossa resistência, o governo federal fracassou em mais uma tentativa de privatizar a Loteria Instantânea Exclusiva (Lotex), que considerados ser a porta de entrada para a entrega de outros setores das Loterias e da Caixa”, lembra o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira.

“O que temos hoje é um projeto para diminuir e esfacelar a Caixa, modelo esse que deve ser mantido ou agravado na próxima gestão, que já disse querer vender tudo que puder. Reforço que a resistência dos empregados, das entidades representativas e da sociedade em geral é fundamental para barrar esses e outros retrocessos. Afinal, não tem sentido a Caixa deixar de ser o banco dos brasileiros, sobretudo dos mais carentes”, finaliza Jair Ferreira.

Orientações
Durante o Dia Nacional de Luta, serão usados cartazes da campanha “Não tem sentido”, lançada em outubro pela Fenae, com os dizeres “Não tem sentido privatizar a Lotex”, “Não tem sentido fatiar a Caixa”, “Não tem sentido privatizar a Caixa”, “Não tem sentido enfraquecer a Caixa” e “Não tem sentido diminuir a Caixa”. Cartazes e praguinhas foram enviados às agências do banco na semana passada.

A orientação é para que os empregados tirem fotos com os materiais e postem nas redes sociais, usando as hashtags #NãoTemSentidoPrivatizarALotex e #NãoTemSentidoFatiarACaixa. As imagens das atividades nas unidades também podem ser encaminhadas para os e-mails imprensa@contrafcut.org.br e fenae@fenae.org.br. “Precisamos da participação de todos os colegas”, ressalta Dionísio Reis.
Outro Dia Nacional de Luta está agendado para 6 de dezembro, desta vez em defesa da Caixa e dos demais bancos públicos.