Sindicato dos Bancários de Bragança Paulista e Região    |    30 anos    |    1986 - 2019     |
                 

Nossa História


O Sindicato dos Bancários de Bragança Paulista e Região foi fundado em 11 de abril de 1986 com o objetivo de melhor organizar os trabalhadores bancários de nossa região. Naquela ocasião os bancários haviam acabado de reconstruir um movimento forte com a greve geral de 1985, fortalecidos criamos a Associação dos Bancários que, posteriormente foi transformada em Sindicato. Até a fundação da Associação, os bancários da região bragantina estavam dispersos em diversas bases sindicais que praticamente deixavam abandonados aqueles trabalhadores.

Importante frisar que nosso Sindicato já nasceu dentro da CUT, a Central Única dos Trabalhadores, sendo um dos fundadores da FETEC - Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito, entidade que rompeu com a estrutura viciada herdada do Getulismo. Nascemos num período em que o Sindicalismo não era mais um mero instrumento de negociação de salários, mas uma ferramenta dos trabalhadores na busca de um País mais justo.

Ajudamos a construir o conceito de "Sindicato Cidadão" que transforma a organização dos trabalhadores num instrumento de busca de igualdade e respeito aos direitos básicos do cidadão, com inserção em toda a vida da comunidade, afinal de contas os trabalhadores precisam de transporte, saúde, educação, moradia, lazer, enfim, tudo que está relacionado com a vida do trabalhador e da trabalhadora do sistema financeiro.

História - Sindicato dos Bancários de Bragança Paulista e Região
História - Sindicato dos Bancários de Bragança Paulista e Região

Nossa luta agora é para representar todos os trabalhadores do Ramo Financeiro, afinal os bancos são praticamente os proprietários de todas as empresas deste setor econômico e fazem do fracionamento e da divisão dos trabalhadores uma forma de mantê-los sob controle e de rebaixar direitos. Nossa base territorial é composta por 10 cidades - Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Joanópolis, Nazaré Paulista, Pedra Bela, Pinhalzinho, Piracaia, Tuiuti e Vargem.

Nossos diretores, além de acompanhar o dia a dia nessas cidades também os representa em diversas outras instâncias, CNB - Confederação Nacional dos Bancários da CUT, FETEC - CUT / SP, APCEF, AFUBESP, Comissões de Empresas dos Empregados, coletivos estaduais e nacionais de saúde, qualificação etc.

Continuamos o ideal daqueles que fundaram nosso Sindicato e, com sua participação poderemos fazer ainda mais, afinal, trabalhador unido jamais será vencido.
História - Sindicato dos Bancários de Bragança Paulista e Região