Sindicato dos Bancários de Bragança Paulista e Região    |    30 anos    |    1986 - 2020     |
                 

Notícias - Igualdade de oportunidades


16/05/2016
4ª Conferência Nacional das Mulheres exige manutenção das conquistas de gênero
Após três dias de intensos debates, 10, 11 e 12 de maio, em Brasília, terminou a 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (4ªCNPM). Durante o encontro, realizado a despeito do contexto político conturbado, que incluiu o afastamento da primeira mulher a presidir o país, que reuniu cerca de três mil mulheres de todas as regiões do País, as delegadas aprovaram propostas que exigem continuidade das conquistas nas políticas de proteção e de direitos para as mulheres.
- continuar lendo.

07/03/2016
Lei do Feminicídio completa um ano
Há um ano, no dia 7 de março, a presidenta Dilma Rousseff sancionou a lei 13.104, conhecida como Lei do Feminicídio. Com a mudança, o feminicídio passou a ser considerado homicídio qualificado, entrando para o rol dos crimes hediondos.
- continuar lendo.

29/02/2016
Nos últimos 10 anos, jornada feminina aumentou uma hora
Segundo Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) feita entre os anos de 2004 e 2014 com 150 mil famílias, a dupla jornada feminina aumentou uma hora. Agora elas trabalham cinco horas a mais do que eles.
- continuar lendo.

24/02/2016
Presença de negros cresce no mercado de trabalho, mas renda segue menor
Pesquisa da Fundação Seade e do Dieese, divulgada hoje (17), mostra alguns indicadores positivos quanto à presença dos negros no mercado de trabalho da região metropolitana de São Paulo, mas também aponta desigualdades cuja superação ainda deve demorar. "Apenas com longos períodos de crescimento econômico em conjunto com ações de políticas afirmativas é possível diminuir as desigualdades no mercado de trabalho e melhorar as oportunidades de inserção para a população negra", afirmam as entidades, que divulgaram estudo relativo ao Dia da Consciência Negra, celebrado na próxima sexta-feira (20).
- continuar lendo.

22/02/2016
Contraf-CUT retoma mesa temática de Igualdade de Oportunidades com a Fenaban, dia 23
Na próxima terça-feira (23), em São Paulo, a Contraf-CUT retoma com as negociações da mesa temática de Igualdade de Oportunidades com a Fenaban. De acordo com dirigentes sindicais será preciso aprofundar o debate sobre quais ajustes foram feitos a partir do resultado do último Censo da Diversidade.
- continuar lendo.

10/02/2016
Congresso aprova licença-paternidade de 20 dias
O Senado aprovou na quarta-feira 3, primeiro dia do ano legislativo, o Marco Legal da Primeira Infância. O projeto (PLC 14/2015) prevê um conjunto de ações de proteção aos primeiros seis anos de vida da criança, desde sua gestação. Entre as medidas, destaca-se a ampliação da licença-paternidade dos atuais cinco dias para 20 dias, inclusive em casos de adoção. O texto segue agora para a sanção da presidenta Dilma Rousseff.
- continuar lendo.

14/12/2015
Contraf-CUT debaterá igualdade de oportunidades com a Fenaban, nesta terça-feira (15)
O tema igualdade de oportunidades será debatido nesta terça-feira (15), quando a Contraf-CUT se reúne com a Fenaban para avançar nas questões relativas ao assunto. Esta será a primeira reunião depois do fim da campanha, que ocorrerá a cada dois meses, conforme foi acordado no último encontro, durante a Campanha Nacional dos Bancários 2015. As questões que ficaram pendentes e serão retomadas nesta mesa temática foram: equiparação salarial entre homens e mulheres, além da ampliação da contratação de negros e pessoas com deficiências.
- continuar lendo.