Sindicato dos Bancários de Bragança Paulista e Região    |    30 anos    |    1986 - 2021     |
                 

Notícias

COMPARTILHE:


Agricultores agroecológicos de São Paulo apresentam demandas no IIIENA
Texto e Fotos: Andréa Ono | Bragança Paulista - 02/06/2014





O III Encontro Nacional de Agroecologia (III ENA), que aconteceu entre 16 e 19 de maio, em Juazeiro (BA) reuniu mais 2000 participantes de todo país. Um dos momentos fortes do evento foi o fechamento da Ponte Juazeiro/Petrolina contra o modelo de desenvolvimento que, apesar de ultrapassado, ainda vigora no Brasil.

Durante três dias agricultores, agricultoras, lideranças de movimentos sociais ligados à agricultura familiar, estudantes e professores universitários trocaram experiências e construíram propostas para o desenvolvimento do setor, o fim do avanço dos agrotóxicos e da violência no campo, a produção alimentos saudáveis para toda população e educação no campo.

As propostas foram entregues ao ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, que participou do último dia do IIIENA, acompanhado do presidente da Fundação Banco do Brasil, José Caetano.

A delegação paulista (Articulação Paulista de Agroecologia - APA) levou à cidade localizada às margens do Rio São Francisco 60 representantes, dentre os quais 10 representantes do Leste Paulista, que inclui cidades da base do Sindicato.

Os representantes do Leste Paulista viajaram com apoio da Federação dos Metalúrgicos de São Paulo, Sindicato dos Bancários de São Paulo, Sindicato dos Químicos e Unisole. A Caravana do Leste Paulista, fase preparatória do IIIENA, ocorrida em novembro de 2014, teve o apoio da CUT São Paulo,