Sindicato dos Bancários de Bragança Paulista e Região    |    35 anos    |    1986 - 2023     |
                 

Notícias - Igualdade de oportunidades


24/02/2016
Presença de negros cresce no mercado de trabalho, mas renda segue menor
Pesquisa da Fundação Seade e do Dieese, divulgada hoje (17), mostra alguns indicadores positivos quanto à presença dos negros no mercado de trabalho da região metropolitana de São Paulo, mas também aponta desigualdades cuja superação ainda deve demorar. "Apenas com longos períodos de crescimento econômico em conjunto com ações de políticas afirmativas é possível diminuir as desigualdades no mercado de trabalho e melhorar as oportunidades de inserção para a população negra", afirmam as entidades, que divulgaram estudo relativo ao Dia da Consciência Negra, celebrado na próxima sexta-feira (20).
- continuar lendo.

22/02/2016
Contraf-CUT retoma mesa temática de Igualdade de Oportunidades com a Fenaban, dia 23
Na próxima terça-feira (23), em São Paulo, a Contraf-CUT retoma com as negociações da mesa temática de Igualdade de Oportunidades com a Fenaban. De acordo com dirigentes sindicais será preciso aprofundar o debate sobre quais ajustes foram feitos a partir do resultado do último Censo da Diversidade.
- continuar lendo.

10/02/2016
Congresso aprova licença-paternidade de 20 dias
O Senado aprovou na quarta-feira 3, primeiro dia do ano legislativo, o Marco Legal da Primeira Infância. O projeto (PLC 14/2015) prevê um conjunto de ações de proteção aos primeiros seis anos de vida da criança, desde sua gestação. Entre as medidas, destaca-se a ampliação da licença-paternidade dos atuais cinco dias para 20 dias, inclusive em casos de adoção. O texto segue agora para a sanção da presidenta Dilma Rousseff.
- continuar lendo.

14/12/2015
Contraf-CUT debaterá igualdade de oportunidades com a Fenaban, nesta terça-feira (15)
O tema igualdade de oportunidades será debatido nesta terça-feira (15), quando a Contraf-CUT se reúne com a Fenaban para avançar nas questões relativas ao assunto. Esta será a primeira reunião depois do fim da campanha, que ocorrerá a cada dois meses, conforme foi acordado no último encontro, durante a Campanha Nacional dos Bancários 2015. As questões que ficaram pendentes e serão retomadas nesta mesa temática foram: equiparação salarial entre homens e mulheres, além da ampliação da contratação de negros e pessoas com deficiências.
- continuar lendo.

17/07/2015
Reunião com Fenabam de igualdade de oportunidades não obtém avanços
A Contraf-CUT e a Fenabam retomaram, na quarta-feira (15), as negociações da mesa temática de igualdade de oportunidades para discutir a disponibilização de um plano de cargos e salários e a formação de um grupo de trabalho para a campanha nacional contra o assédio sexual nos bancos. Também foi abordada no encontro a proposta de um novo formato de mesa para o tema igualdade e oportunidades, com a participação de intelectuais e especialistas.
- continuar lendo.

26/06/2015
Contraf-CUT pede igualdade nas respostas para denúncias de assédio moral
Tratamento igual para as denúncias de assédio moral feitas pelos sindicatos e para as que forem encaminhadas por funcionários. Essa é a reivindicação apresentada pela Contraf-CUT no grupo de trabalho bipartite que avaliou o combate ao assédio moral, em reunião na sede da Fenaban, em São Paulo, nesta sexta-feira (26).
- continuar lendo.

06/04/2015
Intervalo de 15min para bancárias que fazem hora extra em debate no BB
O Sindicato dos Bancários de Brasília realizou nesta terça-feira (31) uma plenária para discutir o artigo 384 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), que prevê o intervalo de 15 minutos para as mulheres antes do início da jornada extraordinária e sua aplicabilidade.
- continuar lendo.