Sindicato dos Bancários de Bragança Paulista e Região    |    30 anos    |    1986 - 2021     |
                 

Notícias - Igualdade de oportunidades


07/03/2014
Contraf-CUT defende Reforma Política para ampliar participação da mulher
Neste 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, a Contraf-CUT reitera a necessidade de inserção dos bancários e bancárias no debate sobre a Reforma Política para ampliar a participação dos trabalhadores e fundamentalmente para que as mulheres possam, elas próprias, se fazerem representar e defender os seus interesses.
- continuar lendo.

05/02/2014
Para ONU, valorização do salário mínimo reduziu desigualdades no Brasil
O relatório lançado na quarta-feira (29) pelo Programa das Nações Unidades para o Desenvolvimento (Pnud) traça um quadro sombrio sobre a questão da distribuição de renda no mundo. Aponta que a produção de riquezas nas duas últimas décadas registrou aumentos notáveis e que o mundo está globalmente mais rico do que nunca. A apropriação dessas riquezas, porém, ocorre de forma cada vez mais desigual.
- continuar lendo.

03/02/2014
II Censo da Diversidade Bancária começa em 17 de março e inclui LGBT
Na quarta-feira (29), "Dia Nacional da Visibilidade Travesti", aconteceu em São Paulo a quarta reunião do Grupo de Trabalho (GT) Censo, integrado pela Contraf-CUT e Fenaban, com a consultoria do CEERT - Centro de Estudos de Relações de Trabalho e Desigualdades, para a realização do II Censo da Diversidade Bancária, previsto para começar no dia 17 de março.
- continuar lendo.

03/02/2014
Renda dos negros cresce no país, mas não chega a 60% da dos brancos
De 2003 a 2013, a renda da população preta e parda cresceu 51,4%, enquanto a da população branca aumentou 27,8%, divulgou nesta quinta-feira (30) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar disso, a renda dos negros ainda corresponde a apenas 57,4% da dos brancos, percentual maior que os 48,4% de 2003. Nesse período, a renda média geral da pesquisa subiu 29,6%.
- continuar lendo.

28/11/2013
Encontro da Contraf-CUT implementa Coletivo Nacional das Mulheres
O 3º Encontro Nacional das Mulheres Bancárias, realizado pela Contraf-CUT entre 25 e 27 de novembro no Instituto Cajamar, em São Paulo, aprovou e elegeu o primeiro Coletivo Nacional das Mulheres, que tem por objetivo debater e formular políticas para as questões de gênero no sistema financeiro nacional.
- continuar lendo.

25/11/2013
Palestra sobre Rosa Luxemburgo abre 3º Encontro Nacional das Bancárias
Começou nesta segunda-feira 25 o 3º Encontro Nacional das Mulheres Bancárias, promovido pela Contraf-CUT, com uma palestra sobre a filósofa e economista Rosa Luxemburgo. O encontro, que está sendo realizado no Instituto Cajamar, em São Paulo, vai até o dia 27, com palestras e debates sobre a questão de gênero, participação e organização das trabalhadoras. Participam 98 sindicalistas de todo o país.
- continuar lendo.

17/11/2013
Emprego e remuneração comprovam racismo nos bancos, diz Dieese
"É incontestável a existência de racismo no sistema financeiro." A afirmação foi feita por Bárbara Vasquez, técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), durante palestra no II Fórum Nacional pela Visibilidade Negra no Sistema Financeiro, encerrado nesta quinta-feira (14), no Hotel São Francisco, no centro do Rio de Janeiro. O evento foi promovido pela Contraf-CUT em parceria com o Sindicato dos Bancários do Rio e a Fetraf RJ-ES.
- continuar lendo.